Korubo Safari Camp Jalapão

Carrinho de Compras:

0 items - R$0,00

Municipios


É constituído pelos municípios Mateiros e São Felix do Tocantins.

  • Município São Felix = 1.555 hab
  • Município Mateiros = 2.223 hab
  • Extensão da região: 11.501 km quadrados

 

Em meio a 11.501 km de paisagem árida, essa região é cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de uma água transparente e potável. O Jalapão é uma das poucas paisagens nacionais que se mantém quase imunes ao avanço da civilização, tanto, que é possível rodar quilômetros de estradas e não encontrar uma única pessoa. Localiza-se na região leste, ponto em que o Tocantins faz divisa com a Bahia, o Maranhão e o Piauí.

A porta de entrada e de saída da região é a cidade de Ponte Alta do Tocantins. O acesso se dá pelas TO-050 e TO-255 sem pavimentação e em sua maioria constituída por areia.

O Jalapão já foi mar. Com as mudanças climáticas e atmosféricas sofridas pelo planeta, o mar foi se afastando e deixando um rastro de riqueza biológica que a sedimentação marinha, eólica (ventos), lacustre (lagos) e fluvial (rios) foi moldando ao longo dos milênios. Como resultado, as montanhas de pedra tomaram a forma de ruínas de antigas – e gigantescas – edificações.
Solo de areias quartzozas favorecem o processo de desertificação.

Antigos habitantes= Índios Acroás – grupo indígena que ocupou a região. Extintos no séc XVIII, não há muitos estudos sobre eles. A ocupação da região ocorreu posteriormente por migrantes nordestinos e por vaqueiros que transportavam gado e pela exploração de látex das mangabeiras.

O Capim Dourado cresce de Abril a Junho e é colhido em Agosto e Setembro. Cresce nas Veredas

A região ainda conserva muitas das espécies típicas do cerrado, como a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro e a capivara. Desacostumados a presença humana, eles são um tanto arredios e nada fáceis de ser avistados. A vegetação predominantemente é o cerrado, mas é possível encontrar grandes faixas de campos limpos e campos sujos. Por baixo da vegetação rasteira, o solo é constituído de areia, a mesma areia que forma as estradas de boa parte do Jalapão.

O nome Jalapão originou-se da planta Jalapa, espécie do gênero Ipomea purga Hayne, popularmente conhecida como batata de purga. Mas para os habitantes locais é a Ipomea cuneifólia é que é a Jalapa. Jalapa – raiz medicinal – purgativa





  • FORMAS DE PAGAMENTO:

    Visa Master Segurança em suas compras
  • FALE CONOSCO:

    +55 (11) 4063-1502 | korubo@korubo.com.br

    PRESTIGIE O SEU AGENTE DE VIAGENS

Korubo Expedições
CNPJ 04.168.077/0001-26
Lot Ponte Alta, Gleba 21 - 3 etap 1- B - Distrito de Carrapato.
Cep 77.593-000. CIDADE: Mateiros - ESTADO: TO

Korubo

Korubo © 2017 Todos os direitos reservados
ZWA