Korubo Safari Camp Jalapão

Carrinho de Compras:

0 items - R$0,00

Aspectos Históricos


Sua origem liga-se as lutas libertistas, que vão desde Joaquim Teotônio Segurado, há mais de 200 anos, a Siqueira Campos, autor da Emenda Constitucional apresentada à Assembléia Nacional Constituinte e que, no seu art. 13 das Disposições Constitucinais Transitórias foi aprovada por unanimidade, criando o Estado do Tocantins, em 05.10.1988. Foi a partir da necessidade da descentralização da administração pública do sul em detrimento dos legítimos interesses do Norte, que nasceram as aspirações de criação do Tocantins. Sua instalação se deu em 1º de Janeiro de 1989, conforme estava previsto no supracitado dispositivo legal e sua primeira Constituição Estadual foi promulgada a 05 de Outubro do mesmo ano.

A HISTÓRIA DO TOCANTINS

O mais novo Estado Brasileiro, o Tocantins, foi formado pela Constituição Federal de 1988. O nome Tocantins significa na lingua Tupi “ bico de tucano” devido ao formato da confluência do Rio Araguaia com o Rio Tocantins. A principal atividade econômica do Tocantins é o agronegócio, principalmente arroz, soja, cana, frutas e gado. Sua capital Palmas, tem cerca de 185.000 habitantes (2006). O Jalapao é o principal destino turístico deste novo Estado brasileiro.

O girassol tornou-se a planta símbolo do Estado. A sua flor amarela, aberta em várias pétalas, é como sol que nasce para todos. Como cores oficiais do Estado foram escolhidas: o amarelo, o azul e o branco.

Aspectos Físicos: Localização Geográfica
Situa-se no centro geográfico do País, na Amazônia Legal, entre os Paralelos 5º e 13º, e tem como coordenadas geográficas longitude: 46º 00′ e 51º 00′ de Greenwich e latitude 05º 00′ e 13º 00′ S.

Limite
Limita-se, ao norte, com o Estado do Maranhão; ao sul, com o Estado de Goiás; a leste, com os Estados do Maranhão, Piauí e Bahia; a oeste, com os Estados do Mato Grosso e Pará.

Aspectos Demográficos:

  • Área: 286.706 Km2
  • População: 1.784.475 habitantes, estimativa IBGE – Ano 2000
  • Eleitores: 470590, fonte TRE/Janeiro, 1990
  • Densidade Demográfica: 3.94 hab/km2

Palácio do Araguaia
O Palácio do Araguaia é a sede do poder executivo Estadual, marco a partir do qual foram projetadas a ruas e avenidas de Palmas. Seus arcos nos remetem à histórica igreja de Nossa Senhora do Rozário dos Pretos, em Natividade.

Praça Krahô
O povo Krahô vive numa área demarcada de 302.533 hectares, próximas às cidades de Itacajá e Goiatins, em 15 aldeias e conta com uma população de mais de 1.500 pessoas.
A praça Krahô representa a singularidade das aldeias krahô onde todas as casas se distanciam igualmente do pátio, que é o centro da aldeia. Vivem no Tocantins as nações indígenas dos Xerente, Apinajé, Krahô, Karajá, Javaé e Xambioá.

Memorial Coluna Prestes
O Memorial Coluna Prestes é uma homenagem à marcha da coluna Prestes pelo interior do Brasil, percorrendo cerca de 25 mil kilometros da maior marcha militar da história.
A escultura em bronze, denominada o cavaleiro da luz, do artista plástico Mauricio Bentes, representa Luis Carlos Prestes- um dos comandantes da coluna

Marco Geodésico do Brasil
Situado na ala norte do Palácio do Araguaia está simbolizado no centro da rosa dos ventos. O símbolo foi acrescido de referências das etnias indígenas do Tocantins que enriqueceu sua beleza e simetria, além de coloca-la emum contexto histórico e cultural.

Monumento aos 18 do Forte
Homenagem ao levante do Forte de Copacabana, ocorrido no Rio de Janeiro em 05 de Julho de 1992, quando jovens tenentes se rebelaram contra o Governo da República Velha, emdefesa da moralisação dos costumes políticos e contra o autoritarismo, a corrupção e as injustiças do regime oligárquico.
O monumento é composto por 18 esculturas homenageando os heróis da revolta. A escultura que carrega a bandeira à frente do grupo, esta representada pelo tenente Siqueira Campos. As esculturas são de autoria do artista plástico Maurício Bentes.

Relógio do Sol
Com 6 metros de altura, destaca-se por ser o maior relógio do Sol da América Latina. A invenção deste relógio data de séculos antes de Cristo.

O Cruzeiro
O Cruzeiros foi o primeiro monumento erguido em Palmas para a celebração do culto ecumênico em comemoração ao lançamento da Pedra Fundamental da cidade, em 20 de Maio de 1989. O altar de pedras é o marco da capital onde são celebradas missas campais. O ato ecumênico de inauguração da Praça dos Girassóis ocorreu apenas em 07 de Setembro de 2000.





  • FORMAS DE PAGAMENTO:

    Visa Master Segurança em suas compras
  • FALE CONOSCO:

    +55 (11) 4063-1502 | korubo@korubo.com.br

    PRESTIGIE O SEU AGENTE DE VIAGENS

Korubo Expedições
CNPJ 04.168.077/0001-26
Lot Ponte Alta, Gleba 21 - 3 etap 1- B - Distrito de Carrapato.
Cep 77.593-000. CIDADE: Mateiros - ESTADO: TO

Korubo

Korubo © 2017 Todos os direitos reservados
ZWA